Receita de Doce de Figos em Calda

Doce de Figos em Calda
Tempo de preparo:
Tempo de cozimento:
Tempo total:

Ingredientes

  • 2 kg de figos verdes
  • 10 xícaras de açúcar
  • 6 cravos-da-Índia
  • 5 pedaços de canela.

Modo de Preparo

  1. Lave bem os figos, escorra, faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada um, elimine os cabinhos, lave novamente, coloque em uma panela grande, cubra com água fria, leve ao fogo alto, deixe ferver e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macios.
  2. Tire do fogo, escorra bem, deixe esfriar, coloque em um saco plástico e deixe no freezer por cerca de 2 horas ou até ficarem congelados.
  3. Passe os figos em água corrente, esfregando-os um a um com as mãos para soltar a pele, lave os figos novamente e deixe escorrer bem.
Calda:
  1. Em uma panela grande, coloque 8 xícaras de água, açúcar, cravos, canela, leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe começar a ferver, pare de mexer e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio grosso.
  2. Acrescente os figos, deixe ferver, cozinhe por cerca de 30 minutos, tire do fogo e deixe esfriar na calda até o dia seguinte.
  3. Coloque novamente no fogo e, assim que ferver, cozinhe por mais 30 minutos; tire do fogo e deixe esfriar.
  4. Prove o figo: se estiver macio e saboroso, o doce estará pronto; se não, deixe na calda até o dia seguinte e repita a operação mais uma vez.
  5. Depois de frio, coloque em uma compoteira e leve à mesa.

Sugestões para fazer ainda hoje!

Carne Frango Sobremesa Light Típicas Internacionais